FOTO: DEDERAMALHO.COM
Aconteceu no início da tarde desta quinta- feira (17.03), a solenidade de inauguração do Pronto Socorro Municipal, localizado no anexo ambulatorial do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos na cidade de Assu. Por ocasião do ato inaugural, se fizeram presentes o deputado Estadual Dr. Getúlio Rêgo, o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, o diretor geral do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, Flávio Cruz (PIPA), o prefeito do município Ivan Lopes Júnior e a Governadora do estado, Rosalba Ciarlini, além de prefeitos, secretários e demais lideranças políticas da cidade e região.
Durante a cerimônia que marcou a entrega do centro de saúde, o prefeito Ivan Lopes Júnior, se expressou usando as seguintes palavras: Com a sensibilidade da governadora Rosalba Ciarlini, estamos aproveitando um espaço que não foi utilizado pelo antigo governo do estado no Hospital Regional, deixando de aproveitar a potencialidade dessa estrutura. Assim, deixou de atender uma parcela significativa da população no tocante a saúde. Pessoas que chegaram até mesmo a falecer por falta de uma assistência médica de qualidade na região. Cidades como Itajá, Ipanguaçu e outras mais, em que os prefeitos tinham a mesma preocupação com um bom atendimento na saúde da região. Prefeitos que sempre fizeram sua parte no atendimento ambulatorial, mas na parte que cabia ao atendimento de urgência, sabiam da necessidade de uma resposta positiva do Hospital Regional aos anseios da população. Mas agora, é diferente, porque em tão pouco tempo, temos visto o compromisso do governo do estado com as questões de saúde na região. Se preocupando em ajudar os municípios se estruturarem e oferecer um serviço de qualidade. Com essa ação em que resultou nesse empreendimento, podemos agora atender diretamente a todos os assunses, mas também indiretamente toda região do vale. Com isso, só posso dizer que estou feliz e que a cidade de Assu, tem um governo parceiro do município, que está presente e ajudando. Portanto, o paciente não será mais rotulado como sendo do estado ou do município, vamos atender as necessidades de saúde do povo, seja no hospital, ou seja no pronto socorro. Isso é compromisso da governadora e da nossa gestão, a missão está cumprida, conseguimos avaçar.
Já o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, disse que a inauguração do pronto socorro municipal, é fruto de uma parceria que visa o atendimento a toda população. O auxiliar do governo, ressaltou que o prefeito Ivan Lopes, foi um dos primeiros do estado a buscar tal fim. O Secretário louvou a atitude do gestor municipal em buscar melhorar a saúde no município, e se comprometeu em trazer num curto espaço de tempo, um serviço que será implementado com vistas ao atendimento de emergência. Trata- se da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que funcionará em âmbito regional,sendo o primeiro do interior do estado a funcionar desse modo, com ambulâncias dotadas de equipes treinadas no socorro a vítimas de acidentes por exemplo. Além de profissionais capacitados para atuarem na área de emergência, as unidades funcionarão como uma UTI Móvel. Outra realização nesse sentido segundo o secretário, será a implantação de um centro de regulação, a saber, uma UTI, onde o paciente terá atendimento avançado enquanto aguarda transferência para outra unidade de saúde no estado. Ainda em se tratando do SAMU, a governadora Rosalba Ciarlini, disse que em 60 dias pretende retornar a cidade para entregar o serviço a população. Para isso, a gestora do estado, disse que espera contar com a parceria dos prefeitos da região para o bom andamento do projeto.
A governadora disse também que os veículos já estão em Natal, prontos para serem desloscados para Assu. Para ela, mesmo diante das dificuldades financeiras em que encontrou o estado quando o assumiu, não cruzou os braços, mas foi a luta com o objetivo de tornar possível ações em áreas prioritárias do governo, e saúde é uma delas.
TEXTO: Gustavo Varela.
REDAÇÃO: FIQUE SABENDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário