sábado, 4 de junho de 2011

Exames confirmam dois casos de dengue sorotipo 4

exame_laboratorialNa terça-feira (3), o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen) confirmou a ocorrência, no município de Santa Cruz, de dois casos de dengue causado pelo sorotipo 4.
A confirmação resulta no surgimento de um grave problema em potencial, já que há mais de 30 anos o vírus tipo 4 não circulava no Rio Grande do Norte.
Diante da confirmação obtida a partir de exames fisiológicos, a Coordenação do Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) comunica que está tomando as providências necessárias para interromper a circulação do vírus no município.
Entre as ações de controle implementadas, estão: a realização de tratamento focal para controle larvário e bloqueio portátil num raio de 150 metros no bairro onde residem os pacientes infectados; elaboração e avaliação do mapa de risco do município para aplicação de tratamento espacial com os carros-fumacê (Ultra Baixo Volume - UBV pesado),
A Secretaria de Saúde encaminhará ainda o monitoramento dos casos após o término de cada ciclo e manterá uma articulação com o gestor municipal para contatar a equipe da Estratégia Saúde Família para investigação imediata dos casos e para continuar a coleta de isolamento viral de todos os casos de pacientes com sintomatologia de dengue e contato imediato com o Ministério da Saúde sobre a identificação do sorotipo 4.
Com as medidas, a Sesap espera garantir o controle da doença, que, caso venha a se difundir, pode resultar um grave problema de saúde pública para o Rio Grande do Norte.
A proliferação do vírus tipo 4 traz o risco de novos surtos e até de epidemia, pois não há no Estado esse tipo de imunização.
O Rio Grande do Norte já teve epidemias com os tipos 1, 2 e 3. Mesmo quem já sofreu com a doença anteriormente pode contrair novamente a dengue, pois não está imunizado.
Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire todas suas dúvidas de como anunciar sua empresa em nosso blog

foxyform