segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Agentes retomam o controle de presídios alvos de rebelião no RN


Agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Grupo de Escolta Penal (GEP) – unidades de elite que pertencem à Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) – conseguiram retomar o controle nos dois presídios da Grande Natal alvos de rebeliões nas últimas horas. No Presídio Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte da capital potiguar, e na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que fica em Nísia Floresta, município da região metropolitana, detentos atearam fogo em colchões e destruíram várias celas. Diretores das duas unidades ainda não sabem precisar o prejuízo causado com a depredação das instalações. Em Alcaçuz, dois túneis foram encontrados durante uma revista feita nesta manhã. Um com as escavações bastante avançadas; o outro, ainda no início. Contudo, não há registro de feridos ou de fugas até o momento.

O quebra-quebra começou na tarde do sábado. Primeiro foi em Alcaçuz, logo após a descoberta de um túnel escavado a partir do pavilhão 2. “Assim que acabou a visita social, por volta das 15h, os presos se amotinaram”, confirmou o secretário de Justiça e da Cidadania, o advogado Cristiano Feitosa. Em seguida, com a notícia de que a situação estava fora de controle na penitenciária, detentos do Raimundo Nonato também se rebelaram e começaram a destruir as carceragens da ala B. Grades das celas foram arrancadas das paredes e colchões e lençóis queimados. Em pouco tempo as chamas se alastraram pelos corredores (veja vídeo acima).

Quando os ânimos se exaltaram, o Batalhão de Choque da PM foi acionado para tentar retomar o controle em Alcaçuz, “mas sem efetivo suficiente, e também para evitar um confronto, os policiais recuaram e saíram da penitenciária”, revelou o secretário. Nas imagens gravadas por um policial militar posicionado em uma das guaritas, é possível ver o momento em que pedras são arremessadas na direção dos policiais, que recuam (veja vídeo acima). Mais tarde, os presos também atearam fogo dentro das celas. Ainda de acordo com o secretário Cristiano Feitosa, o GOE não atuou na contenção dos presos ainda no sábado porque os agentes estavam com as viaturas quebradas. Nesta manhã, com um dos carros já funcionando, os agentes foram a Alcaçuz e conseguiram retomar o controle.


Fonte: G1-RN





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire todas suas dúvidas de como anunciar sua empresa em nosso blog

foxyform